Modem ADSL em Ação

Este texto se refere a como os modens para ADSL trabalham.

Em sua casa ou na sua empresa, o modem ADSL instalado no computador se conecta a uma linha de telefone analógica ou linha de telefone digital por padrão.

Um modem ADSL tem um chip chamado "POTS Splitter" que divide a linha telefônica existente em duas partes, uma parte para voz e uma parte para dados.



A voz só utiliza e viaja nos primeiros 4kHz de freqüência, as freqüências mais altas são usadas para o tráfego de dados, na realidade, só até nas freqüências de até 2 MHz, a freqüência máxima depende das condições da linha, do diâmetro (densidade) dos fios do telefone e da distancia entre o modem e a central de distribuição, que geralmente é chamada "caixa" pelos técnicos em telefonia.

Na parte de dados, o sinal é dividido novamente, e outro chip no modem, chamado "Channel Separator", divide o canal de dados em duas partes: uma parte maior para download e uma parte menor para o upload de dados.

Na caixa da central telefônica, conectada através dos fios, que deve ter no máximo em torno de 5 quilômetros existe outro modem ADSL localizado na central da companhia telefônica.

Este modem também tem um "POTS Splitter" que separa os chamados de voz e de dados.

As chamadas de voz são roteadas para a rede de comutação de circuitos da companhia telefônica (PSTN - Public Switched Telephone Network) e continua pelo seu caminho como de costume.

Os pedidos de dados que vem do PC passam do modem ADSL ao multiplexador de acesso à linha de assinante digital (DSLAM - Digital Subscriber Line Access Multiplexer).

O DSLAM une as muitas linhas de ADSL em uma única linha ATM (Asynchronous Transfer Mode) de alta velocidade que fica conectada a Internet por linhas com velocidades acima de 1Gbps.

E de e volta para o computador, os dados antes solicitados retornam da Internet e são roteados de volta através do DSLAM e o modem ADSL da central da companhia telefônica chegando novamente ao seu PC.

0 comentários:

Postar um comentário